“Você tinha que estar lá.” Geralmente é a expressão que você usa quando você está tentando dizer ao seu amigo sobre o sonho da noite anterior, em que você escalou o Monte Everest, ganhou na loteria e se tornou presidente do mundo. Mas agora pesquisadores japoneses desenvolveram um algoritmo que pode realmente ajudar a “ver” os sonhos das pessoas.
Leitura de sonhos pode soar como algo de um futuro distante, mas as descobertas de alguns pesquisadores de Kyoto, Japão, foram publicadas esta quinta-feira na revista Science, por Smithsonian. A equipa concluiu que experiências visuais durante o sono podem ser reveladas pelo equipamento por meio de um algoritmo “especial”.
Usando um aparelho de ressonância magnética, um software de EEG de aprendizagem e uma biblioteca de imagens online, os pesquisadores realizaram diversos testes com seu algorítimo especial durante alguns dias. O que eles descobriram é que eles poderiam medir a atividade cerebral durante os sonhos e correlacionar essa informação com imagens.
O sistema ainda não é torna possível visualizar exatamente o que você estava sonhando, mas pode visualizar atividades como distinguir pessoas e lugares. Este método atual ainda só possui uma precisão de 60%, mas os cientistas esperam desenvolver ainda mais esta tecnologia.
Você pode conferir o vídeo do sistema em funcionamento diretamente através do blog Smithsonian.
Você acha que este avanço é fascinante ou um pouco assustador? Deixe-nos saber nos comentários.
A imagem em destaque é uma ilustração do filme X-Men: First Class
0 comentários:
Postar um comentário
Faça seu comentário, mas lembre-se, a sua liberdade acaba a onde começa a do outro, asdfsdfsdfs, parei.